Últimas Notícias

04/03/2018
Reuniões do Grupo De apoio a Familiares e Portadores da Doença de Alzheimer. mais
29/08/2017
Agenda Grupo de Apoio a Familiares de Portadores da Doença de Alzheimer - 2° Semestre/2017 . mais

Fale Conosco

Alzheimer e Demência

 

Tipos de Demência

Doença de Alzheimer: Tipo mais comum de demência, responsável por uma estimativa de 60 a 80% dos casos.

Sintomas: dificuldade de lembrar nomes e eventos recentes, apatia e depressão, são muitas vezes os primeiros sintomas. Mais tarde, os sintomas incluem dificuldade de raciocínio, desorientação, confusão, mudanças de comportamento e dificuldade em falar, engolir e andar. 
Novos critérios e diretrizes para o diagnóstico de Alzheimer foram publicados em 2011 recomendando que a doença de Alzheimer passe a ser considerada uma doença com três etapas, começando bem antes do desenvolvimento de sintomas .
 
Demência vascular:  Anteriormente conhecido como demência multi-enfarte ou pós-acidente vascular cerebral, demência vascular é a segunda causa mais comum de demência após a doença de Alzheimer.
 
Sintomas: mais provável sintoma inicial é o julgamento prejudicado ou a capacidade de programar os passos necessários para completar uma tarefa; em oposição à perda de memória associada frequentemente com os sintomas iniciais da doença de Alzheimer. Ocorre devido a lesões cerebrais, tais como hemorragia microscópica e obstrução dos vasos sanguíneos. A localização da lesão cerebral determina como o pensamento do indivíduo e funcionamento físico são afetados.
 
Demência com corpos de Lewy (DCL): Corpos de Lewy são agregações anormal (ou aglomerados) da proteína alfa-sinucleína. 
 
Sintomas: Pessoas com demência com corpos de Lewy, muitas vezes têm perda de memória e problemas de pensamento comuns na doença de Alzheimer.
 
Demência mista: Anormalidades ligadas a mais do que um tipo de demência podem ocorrer simultaneamente no cérebro. Estudos recentes sugerem que a demência mista é mais comum do que se pensava anteriormente.
 
Demência frontotemporal (DFT): Inclui demências tais como comportamento variante, afasia progressiva primária, doença de Pick e paralisia supranuclear progressiva.
 
Sintomas: Os sintomas típicos incluem alterações na personalidade e comportamento e dificuldade com a linguagem. As células nervosas nas regiões frontal e lateral do cérebro são as mais afetadas.
 
Doença de Parkinson: Com a progressão da doença de Parkinson, pode acaber resultando em uma demência progressiva semelhante à demência com corpos de Lewy ou doença de Alzheimer.
 
Sintomas: Problemas com movimento são um sintoma comum no início da doença. Se demência se desenvolve, os sintomas são muitas vezes semelhantes à demência com corpos de Lewy.
 
Doença de Huntington:  É uma doença cerebral progressiva causada por um único gene defeituoso no cromossomo 4.
 
Sintomas: Inclui movimentos involuntários anormais, uma diminuição severa no pensamento e raciocínio, irritabilidade, depressão e outras alterações de humor.
 
Wernicke-Korsakoff: É uma desordem de memória crônica causada pela deficiência grave de tiamina (vitamina B-1). A causa mais comum é o abuso do álcool.
 
Sintomas: problemas de memória podem ser surpreendentemente graves, enquanto o pensamento e as habilidades sociais parecem relativamente pouco afetadas.
 
Doença de Creutzfeldt-Jakob: Faz parte de um grupo de raro de doenças; leva a distúrbios cerebrais fatais que afetam as pessoas e outros mamíferos. 
 
Hidrocefalia de pressão normal: Causada pelo acúmulo de líquido no cérebro.
 
Sintomas: Os sintomas incluem dificuldade para caminhar, perda de memória e incapacidade de controlar a micção.

 

Parceiros



Home Sobre Equipe Ambulatório HCPAGrupo de Apoio Centro de Referência DA AssistênciaPesquisa
 
CENECC © 2012     Contato Estágios/Cursos Treinamentos Links Site desenvolvido pela RaioZ Visite nossa Fanpage