Últimas Notícias

29/08/2017
Agenda Grupo de Apoio a Familiares de Portadores da Doença de Alzheimer - 2° Semestre/2017 . mais
12/04/2017
Como lidar com os comportamentos difíceis na Doença de Alzheimer. mais

Fale Conosco

Centro de Referência em Alzheimer
Perguntas frequentes

 

Quais as medicações para DA dispensadas gratuitamente pelo Governo Federal?

Donepezila, Galantamina e Rivastigmina em apresentação oral.


Quem define o elenco de medicações disponíveis?

O elenco de medicações foi definido pelo Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Demência por Doença de Alzheimer (PCDT-DA) do Ministério da Saúde.


Que pacientes tem direito a receber estas medicações?

Todos os indivíduos com demência na Doença de Alzheimer leve a moderada.


Qual é o papel do CR?

Avaliar se as informações e os documentos médicos contidos no processo de solicitação de medicação para o tratamento de demência na Doença de Alzheimer preenchem os critérios diagnósticos e de inclusão previstos no Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Demência por Doença de Alzheimer (PCDT-DA) para início e manutenção do tratamento.


Quais documentos são necessários?

Os documentos necessários são: CID específico da doença de Alzheimer, dados demográficos (especialmente a escolaridade devido a seu efeito no desempenho cognitivo), laudo médico com história clínica detalhada, escore atualizado do Mini Exame do Estado Mental, exames laboratoriais e de neuroimagem que excluam outras causas de demência (hemograma completo, uréia, creatinina, sódio, potássio, glicemia de jejum, TSH, vitamina B12, acido fólico, e VDRL, cópia do laudo da Tomografia Computadorizada OU Ressonância Magnética Cerebral) e a receita médica original e atualizada.


Como saber o resultado da avaliação do CR?

O familiar ou responsável do paciente pode solicitar à unidade regional da Secretaria da Saúde onde foi aberto o processo uma cópia do boletim RAME42 do sistema informatizado para administração de medicamentos da SES, o AME. Neste boletim estará descrito o resultado da avaliação feita no CR.


Como saber se há documentos faltando?

No boletim RAME 42 do sistema informatizado para administração de medicamentos da SES, onde está descrito o resultado da avaliação feita no CR, estão listadas as informação que estão faltando nos casos em que esta situação ocorra.


Qual a periodicidade do envio de informações?

Se a medicação anticolinesterásica foi deferida, o médico prescritor deverá enviar informações semestrais sobre a evolução do paciente. São necessários escores atualizados do MEEM e da escala CDR.


Como posso me comunicar com a equipe técnica do CR?

Através do e-mail na sessão Contato em nosso site.


 

Parceiros



Home Sobre Equipe Ambulatório HCPAGrupo de Apoio Centro de Referência DA AssistênciaPesquisa
 
CENECC © 2012     Contato Estágios/Cursos Treinamentos Links Site desenvolvido pela RaioZ Visite nossa Fanpage