Últimas Notícias

04/03/2018
Reuniões do Grupo De apoio a Familiares e Portadores da Doença de Alzheimer. mais
29/08/2017
Agenda Grupo de Apoio a Familiares de Portadores da Doença de Alzheimer - 2° Semestre/2017 . mais

Fale Conosco

Centro de Referência em Alzheimer
Perguntas frequentes

 

Quais as medicações para DA dispensadas gratuitamente pelo Governo Federal?

Donepezila, Galantamina e Rivastigmina em apresentação oral.


Quem define o elenco de medicações disponíveis?

O elenco de medicações foi definido pelo Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Demência por Doença de Alzheimer (PCDT-DA) do Ministério da Saúde.


Que pacientes tem direito a receber estas medicações?

Todos os indivíduos com demência na Doença de Alzheimer leve a moderada.


Qual é o papel do CR?

Avaliar se as informações e os documentos médicos contidos no processo de solicitação de medicação para o tratamento de demência na Doença de Alzheimer preenchem os critérios diagnósticos e de inclusão previstos no Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Demência por Doença de Alzheimer (PCDT-DA) para início e manutenção do tratamento.


Quais documentos são necessários?

Os documentos necessários são: CID específico da doença de Alzheimer, dados demográficos (especialmente a escolaridade devido a seu efeito no desempenho cognitivo), laudo médico com história clínica detalhada, escore atualizado do Mini Exame do Estado Mental, exames laboratoriais e de neuroimagem que excluam outras causas de demência (hemograma completo, uréia, creatinina, sódio, potássio, glicemia de jejum, TSH, vitamina B12, acido fólico, e VDRL, cópia do laudo da Tomografia Computadorizada OU Ressonância Magnética Cerebral) e a receita médica original e atualizada.


Como saber o resultado da avaliação do CR?

O familiar ou responsável do paciente pode solicitar à unidade regional da Secretaria da Saúde onde foi aberto o processo uma cópia do boletim RAME42 do sistema informatizado para administração de medicamentos da SES, o AME. Neste boletim estará descrito o resultado da avaliação feita no CR.


Como saber se há documentos faltando?

No boletim RAME 42 do sistema informatizado para administração de medicamentos da SES, onde está descrito o resultado da avaliação feita no CR, estão listadas as informação que estão faltando nos casos em que esta situação ocorra.


Qual a periodicidade do envio de informações?

Se a medicação anticolinesterásica foi deferida, o médico prescritor deverá enviar informações semestrais sobre a evolução do paciente. São necessários escores atualizados do MEEM e da escala CDR.


Como posso me comunicar com a equipe técnica do CR?

Através do e-mail na sessão Contato em nosso site.


 

Parceiros



Home Sobre Equipe Ambulatório HCPAGrupo de Apoio Centro de Referência DA AssistênciaPesquisa
 
CENECC © 2012     Contato Estágios/Cursos Treinamentos Links Site desenvolvido pela RaioZ Visite nossa Fanpage